Frutas e legumes na reincidência de cancro da mama

    Vários estudos já vieram comprovar que quem consome mais frutos e legumes tem menos possibilidade de vir a ter cancro. No entanto, segundo um estudo publicado no Journal of the American Medical Association, o consumo do dobro da quantidade recomendada de frutas e legumes não reduz os riscos de reincidência do cancro da mama.

    Neste estudo, metade das mulheres seguiu uma dieta que duplicava as quantidades recomendadas do consumo de legumes e frutas e com uma redução das matérias gordas. A outra metade seguiu uma dieta normal, consumindo cinco frutas e legumes. Após o fim do estudo, todas as participantes foram seguidas durante um ano.

    Apesar da taxa de reincidência de cancro da mama ter sido a mesma nos dois grupos (17%), foi claramente menos elevada do que aquela que era esperada pelos investigadores para o grupo de consumo normal (30%).

    Ficamos claros de que o consumo de frutas e legumes reduz a reincidência de cancro da mama, sendo que, não é com o aumento das quantidades consumidas que a reincidência irá também diminuir. Se ficarmos pelas quantidades normalmente recomendas (3 doses de fruta e duas doses de vegetais) já estaremos a consumir as quantidades adequadas para prevenção do cancro.