|
Hidratos de carbono protegem artérias
Uma
alimentação pobre em hidratos de carbono aumenta a aterosclerose
(formação de placas de gordura na parede arterial), elevando o risco de
problemas cardiovasculares, sugere um estudo publicado na “Proceedings
of the National Academy of Sciences” (PNAS).
Investigadores da Beth Deaconess Medical Center, da Harvard University,
nos EUA, testaram três dietas diferentes em ratos: o primeiro grupo
recebeu uma dieta padrão, o segundo grupo foi submetido a uma dieta rica
em lípidos (gordura) e o terceiro grupo recebeu uma dieta pobre em
hidratos de carbono e rica em proteínas.
Após 12
semanas, os cientistas analisaram os roedores e identificaram que a
dieta pobre em hidratos de carbono não tinha alterado os níveis de
colesterol nos animais, mas tinha originado uma diferença significativa
no impacto da aterosclerose.
Segundo os
resultados, os animais que receberam a dieta pobre em hidratos de
carbono tinham ganho menos peso mas, em comparação com os que cumpriram
a dieta padrão, desenvolveram mais 15% de gordura acumulada nas
artérias. O grupo que recebeu a dieta rica em gordura apresentou um
aumento de 9% nos níveis de aterosclerose.
Como
explicação, a equipa, liderada por Anthony Rosenzweig, sugere que as
dietas pobres em hidratos de carbono podem afectar o modo como as
células da medula óssea efectuam a “limpeza” dos depósitos de gordura
das artérias. |