|
Sumo de beterraba pode baixar
a tensão arterial
Aparentemente, a
substância chave parece ser o nitrato, também encontrado em vegetais
verde-escuros e folhosos.
Os pesquisadores
concluíram que, em voluntários saudáveis, a pressão arterial diminuiu
uma hora depois de consumido o sumo, mas o efeito era ainda mais forte
depois de três a quatro horas, e continuava a ser sentido até 24 horas
depois de tomada a bebida.
O estudo conjunto da
Queens University e da Universidade de Exeter poderia abrir caminho para
um tratamento de baixo custo contra a pressão arterial alta.
Anteriormente, os benefícios das dietas ricas em frutas e legumes eram
atribuídos ao seu alto conteúdo de vitaminas antioxidantes.
Os pesquisadores mostraram que o nitrato presente no sumo é
convertido em nitrito na saliva, por bactérias presentes na língua. Esta
saliva contendo nitrito é engolida, e no ambiente ácido do estômago ela
é ou convertida em óxido nítrico, ou reinserida na circulação como
nitrito. O ápice da redução da pressão arterial coincidiu com o ápice
dos níveis de nitrito na circulação.
“A nossa pesquisa sugere que beber sumo de beterraba, ou consumir
outros vegetais ricos em nitrato, pode ser uma maneira simples de manter
um sistema cardiovascular saudável, e pode vir a ser mais uma forma de
combater a pressão alta”, disse a médica Amrita Ahluwalia, envolvida no
estudo.
O professor Graham
McGregor, da British Hypertension Society, descreveu a pesquisa como
“interessante”. Segundo ele, “isso mostra que o suco de beterraba baixa
a pressão a curto prazo em voluntários com pressão sanguínea normal”.
“Agora precisamos de pesquisas para ver se ele tem efeito sobre pessoas
que apresentam pressão alta há um longo período de tempo.”
Segundo McGregor, já
há pesquisas mostrando que uma dieta rica em frutas e legumes tem
impacto benéfico sobre a hipertensão. Mas ele afirma que estudos
anteriores mostraram que o potássio pode ser o mineral chave.
Victoria Taylor, da
British Heart Foundation, afirma que “enquanto o suco de beterraba foi
usado neste estudo, é pouco provável que as pessoas consigam – ou
queiram – consumi-lo nas quantidades usadas na pesquisa”.
“Apesar de sabermos
que uma dieta rica em frutas e legumes como parte de uma dieta
balanceada é benéfica à saúde do coração, nós ainda não sabemos se há
alguns mais benéficos do que outros, então, por enquanto, as pessoas
devem continuar a consumir uma ampla variedade para atingir as cinco
porções diárias de frutas e legumes.”
|